D12







D12 (Dirty Dozen) é um quinteto americano de rappers de Detroit. A banda foi formada em 1990, mas só atingiram sucesso na mídia após um de seus membros, Eminem, ter ganho notoriedade internacional na carreira a solo. Apesar disso, o D12 já vem sendo considerado influente no cenário do rap antes de Eminem.

Detroit é a cidade do grupo apresentado por Eminem, através de seu selo Shady Records. D12 é composto por Proof (1973-2006), Kon Artis, Bizarre, Kuniva, Swifty e o próprio Eminem, que estrearam sua carreira no mundo da música com o primeiro álbum chamadoDevil's Night, lançado em 19 de junho de 2001, considerado o cumprimento do pacto firmado por eles que garantia que "...o primeiro de nós que conseguisse uma gravadora voltaria para buscar o resto", disse Eminem em prova de lealdade. Devils Devil's Night foi produzido por Dr. Dre, DJ Head, Kon Artys e Eminem.

A razão do grupo se chamar D12 e só haver seis membros no grupo, é que cada rapper contou a si mesmo e mais seu ego alternativo, somando assim 12 integrantes. D12, é a sigla de Dirty Dozen, que traduzindo, significa "uma duzia de sujos". Eles se conheceram sete anos atrás no "Hip-Hop Shop" de Detroit, um lugar onde Rappers de todos os tipos se encontravam e tinham a esperança de poder mandar uma rima no "Saturday Open Mic Sessions", campeonato de freestyle da loja. Ainda não conhecido, Eminem chegou para um produtor local, Kon Artis e pediu para ele arranjar umas batidas para o lançamento de seu primeiro CD, Infinite que foi lançado como um demo, e vendeu mais ou menos 1000 cópias.

Enquanto isso, o pedido do "doido menino branco" estava chegando nos ouvidos de um dos mais notórios Rappers de Detroit, o Rapper Proof. Os dois mantiveram contato e logo ganharam respeito um do outro. A maioria dos membros do D12 já tinha conseguido um lugar no segmento underground do hip-Hop com suas paradas solos. Bizarre lançou, em 1997, seu EP independente, Attack of the Weirdos. Já Swifty estava conseguindo suas faixas com o artista Rabeez, enquanto Proof lançou um single contendo a música "Searchin'" e "Anywhere", em 1995. "Nós éramos todos batalhadores" - disse Proof - "então achamos que formaríamos um grupo ideal e seríamos os melhores." Instantaneamente, procurando uma coisa em comum entre eles, uniram forças para formar o D12 (seis membros X duas personalidades = D12). "Nesse tempo, nós pensamos no filme de guerra de 1967, "The Dirty Dozen" (Dúzia Suja), que era sobre brigas com armas. Nós queríamos isso, mas com letras com um jeito de filosofia meio faroeste..."
Mais maduros, agora estão preparados para ocupar o espaço que tanto ansiavam, conquistando o mundo com D12 World, seu segundo álbum lançado no dia 24 de abril de 2004.

Em 2007, D12 volta com um novo álbum, intitulado Natural Born Killers, Mr. Porter (mais conhecido como Kon Artis), será o diretor executivo do projeto, que contará com participações de 50 Cent, Obie Trice, e Nate Dogg. O álbum também contará com faixas produzidas por Timbaland, Kanye West, Swizz Beatz, DJ Hi-Tek, e J.R Rotem.

Em 2011, o antigo membro Fuzz Scota retornou ao D12.


Membros
Proof
Nome verdadeiro: Deshaun Dupree Holton
Data de nascimento: 02/10/1973
Ego alternativo: Derty Harry
Ganhou o The Source Unsigned Hype Awards em 1999. Em 2004 lançou a mixtape I Miss the Hip Hop Shop. No ano seguinte lançou seu primeiro álbum solo Searching for Jerry Garcia. No dia 11 de abril de 2006 foi assassinado numa casa noturna de Detroit.

Eminem
Nome verdadeiro: Marshall Bruce Mathers III
Data de nascimento: 17/10/1972
Ego Alternativo: Slim Shady
Criou a Shady Records em 2000 e o D12 foi o primeiro grupo assinado. Eminem também produz os álbuns do D12.

Bizarre
Nome verdadeiro: Rufus Johnson
Data de nascimento: 05/07/1976
Ego Alternativo: Peter S. Bizarre
Em 1998 lançou seu primeiro álbum solo Attack of The Weirdos e ganhou um prêmio no Inner City Entertainment's Award. Lançou também Hannicap Circus em 2005, e Blue Cheese & Coney Island em 2007.

Kon Artis
Nome verdadeiro: Denaun Porter
Data de nascimento: 07/12/1972
Ego Alternativo: Mr. Porter
Fazia parte do grupo Da Brigade junto com Kuniva. Já produziu músicas de vários rappers, entre eles, Method Man, Snoop Dogg, Obie Trice, Busta Rhymes, entre outros. Também produz os álbuns do D12.

Kuniva
Nome verdadeiro: Von Carlisle
Data de nascimento: 10/12/1976
Ego Alternativo: Rondell Beene
Fazia parte do grupo Da Brigade junto com Kon Artis, e é o co-fundador da gravadora Runyon Ave. Records.

Swift
Nome verdadeiro: Ondre Moore
Data de nascimento: 17/03/1976
Ego Alternativo: Swifty McVay
Fundou uma companhia de produção musical chamada Da Fyre Dapartment. Em 2006 lançou uma mixtape chamada Forest Fyres.

Bugz
Nome verdadeiroKarnail Paul Pitts
Data de nascimento: 05/01/1978
Ego Alternativo: Robert Beck
Em 1999 lançou uma demo tape chamada These Streets EP e, em maio do mesmo ano, foi assassinado durante uma briga no Belle Isle Park em Detroit.






A Morte de Bugz
No dia 21 de maio de 1999, Bugz, um amigo e a prima dele estavam passando a tarde no Belle Isle Park. Uma discussão começou quando um homem espirrou um forte jato d'água na prima do amigo de Bugz. Ele resolveu intervir na briga pelo seu amigo. Até que, um amigo do cara com a pistola de água, foi até o seu carro, pegou um rifle, e atirou em Bugz, que nem percebeu de onde vinham os tiros. Ele foi atingido três vezes à queima roupa, no pescoço e no peito. Uma ambulância foi chamada, mas por causa do trânsito na ponte para Belle Isle, eles demoraram 30 minutos para chegar. Bugz foi levado para um hospital próximo, mas não resistiu.

A Morte de Proof
Na madrugada do dia 11 de abril de 2006, Proof estava no clube CCC na 8 Mile Road em Detroit, quando começou uma briga entre ele e Keith Bender. Testemunhas disseram que Proof teria agredido Keith e atirou nele, que morreu alguns dias depois. Então, o segurança do local, Mario Etheridge (também primo de Bender), disparou três tiros contra Proof, atingindo o peito e a cabeça. Ele foi levado para um hospital, mas já havia falecido.



§  Lançado: 19 de Junho de 2001
§  Gravadora: Shady Records
§  Certificação:  2x Platina
§  Singles: "Purple Pills", "Fight Music"
§  Lançado: 27 de Abril de 2004
§  Gravadora: Shady Records
§  Certificação: 2x Platina
§  Singles: "My Band", "40 Oz.", "How Come"


Fonte : Wikipedia / Everything Is Shady

2 comentários:

  1. muito bom, mano esses caras são os melhores pricípalmente Eminem.

    ResponderExcluir
  2. MANO MAIS GRAÇAS O PROOF EMINEM É OQUE É HOJE

    ResponderExcluir